Esteatose hepática é o acúmulo de gordura em mais de 5% dos hepatócitos ou células do fígado.
.
Quando ocorre em pacientes com baixo consumo de álcool, 40g por dia nos homens e 20g por dia nas mulheres, denomina-se Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA).
.
A esteatose hepática está presente em 15% da população não obesa, em 65% dos obesos grau 1 e 2 e em 85% dos obesos grau 3. . O acúmulo de gordura no fígado pode evoluir para uma reação inflamatória chamada esteato-hepatite não alcoólica. Esta pode evoluir ainda para fibrose e então, cirrose hepática.
.
A DHGNA é diagnosticada geralmente como um achado de exame de imagem, pois em sua maioria não leva a sintomas. Entretanto, em alguns poucos casos, é possível notar fadiga, fraqueza e mal estar, aumento do fígado e dor leve local.
.
O tratamento se baseia no controle das comorbidades da síndrome metabólica, ou seja: na perda de peso, no controle da glicemia, do colesterol e da pressão arterial, e no uso de medicações no caso de esteato-hepatite para controle da perda de função hepática.
.
A perda de peso é um dos principais pilares do tratamento, sendo que a perda de 5 a 7% de peso leva a melhora da esteatose e da atividade inflamatória, só não sendo capaz de regredir a fibrose.
.
Em caso de dúvidas ou suspeitas, consulte um médico endocrinologista 👩🏻⚕️ . Para saber mais, acesse também o nosso site: https://www.dracamilasayuri.com.br 💻 .
.
⚠️ Aviso legal ⚠️
.
.
As informações contidas neste perfil profissional têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, um profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico.
.
.
#dracamilasayuri #endocrinologista #endocrinologia #endocrinologianavilamariana #saude #medicina #camilasayuri #vidasaudavel #diabetes #diabetesmellitus #hipertensao #sedentarismo #atividadefisica #prevençao #obesidade #colesterol #sindromemetabolica #esteatose #esteatosehepatica #perdadepeso
Ainda tem dúvidas?
Consulte um médico endocrinologista de sua confiança.
Lembramos que o diagnóstico e o tratamento devem ser realizados sempre com a assistência de um profissional especializado e as informações aqui contidas não devem ser utilizadas para autodiagnostico ou autotratamento.
Telefone: (11) 2372-8166 | WhatsApp: (11) 99723-8166
Endereço: Rua Domingos de Morais 2781 sala 1201 – 4, 12º andar | Vila Mariana, São Paulo – SP
Caso deseje, envie-me uma mensagem: